Conteúdo
- 1 Você sabe quais são as formas de ingresso na FAB e qual é a trajetória até se tornar um piloto da Força Aérea Brasileira?
- 2 A EPCAR é o caminho para se tornar um piloto da FAB, em que se ingressa mais jovem
- 3 A Academia da Força Aérea é onde realmente o Cadete será moldado para se tornar um piloto da Força Aérea
- 4 Início do Voo
- 5 1°EIA
- 6 Para os amantes da aviação
- 6.1 Cadeira Gamer para Flight Simulator
- 6.2 Quadro Mapa de Viagens
- 6.3 Hélice de avião para decoração
- 6.4 Flight Simulator para treinar pilotagem
- 6.5 Jaqueta de Piloto de Avião
- 6.6 Relógio da Esquadrilha da Fumaça
- 6.7 Drone para filmagem
- 6.8 Óculos Aviador – Aviator
- 6.9 Maquete de avião para decoração
- 6.10 Manche para Flight Simulator
Você sabe quais são as formas de ingresso na FAB e qual é a trajetória até se tornar um piloto da Força Aérea Brasileira?
Se você tem um sonho de se tornar um piloto de avião, com certeza ingressar na Força Aérea Brasileira (FAB) é uma boa opção. Para se tornar um piloto da Força Aérea, existem duas opções: ingressar pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR); ou ir direto para a Academia da Força Aérea.

A EPCAR é o caminho para se tornar um piloto da FAB, em que se ingressa mais jovem
A EPCAR é uma escola de ensino médio, ou seja, para prestar o concurso de ingresso é preciso somente ter completado o 9° ano do Ensino Fundamental. Mas, não se engane, não é um concurso fácil. É preciso de muita dedicação e estudar de acordo com o edital. A escola fica em Barbacena-MG, uma cidadezinha muito boa, cheia de morros, que fica entre Juiz de Fora – MG e Belo Horizonte – MG. Ao término dos 03 anos na EPCAR, o aluno passa por uma série de exames médicos e psicomotores para avaliar a sua capacidade de prosseguir na formação. Dando tudo certo o aluno é transferido diretamente para a AFA.

A Academia da Força Aérea é onde realmente o Cadete será moldado para se tornar um piloto da Força Aérea
A AFA é uma unidade da Força Aérea de Ensino Superior. Quem tiver a intenção de realizar o concurso diretamente pra ingresso nela é preciso estar preparado. O concurso também muito difícil e a quantidade de vagas para a Aviação é muito menor que da EPCAR, porque na verdade, a turma já está pronta, quem entra diretamente na AFA está complementando esta turma. Neste concurso também existe a possibilidade de ingressar nos quadros de Intendência e de Infantaria. Nestes últimos dois casos não existe a possibilidade de migrar para a aviação.

Início do Voo
No final do 1° ano, o agora Cadete da Força Aérea recebe alguns materiais para estudar. A partir deste momento o Cadete vai começar a aprender a ser autodidata. No ano seguinte, 2° ano, ele precisa chegar sabendo tudo sobre os manuais, com todos os cheques e todas as emergências decoradas. As aulas, que são passadas, são uma enxurrada de conhecimento. Dificilmente alguém consegue chegar preparado para o voo se não tiver estudado antes.
A fase prática do voo é formada por 14 missões de voo básico na fase Pré-Solo. O aluno precisa sair do zero e atingir a proficiência no voo em 13 missões de 01:15h. Este 13° voo é o seu voo de cheque, onde o instrutor vai avaliar se o aluno é capaz de realizar um voo inteiro sozinho na aeronave. Caso o instrutor tenha um parecer favorável, o aluno realiza a 14ª missão, que é o seu primeiro voo-solo.

Vez ou outra existem mudanças na formação dos Cadetes. Já houve casos em que o cadete só realizava o pré-solo, no 2º ano, e teve anos em que o Cadete do 2° ano realizava uma formação mais completa, com a fase de Manobras e Acrobacias e depois a fase de voo de Formatura.
1°EIA
Após o voo do 2 ° ano, que acontece no 2° Esquadrão de Instrução Aérea (2° EIA), com as aeronaves T-25, o Cadete só volta a voar no 4° ano, no 1° Esquadrão de Instrução Aérea (1° EIA), voando as aeronaves T-27.

Nesta segunda parte da formação de voo na AFA, o Cadete realiza todas as fases existentes, Pré-solo, Manobras e Acrobacias, Formatura, Voo por Instrumentos e Navegação Aérea.
Ao terminar sua formação, de acordo com a sua classificação, os Cadetes são separados em 03 aviações: Caça, Asas Rotativas (Helicóptero) e Transporte.
Depois de formado, existem outros caminhos a serem seguidos, bem como outras aviações disponíveis que são progressões.
Como foi dito no início, é uma porta de entrada para a aviação que vale muito a pena. Quem já pesquisou sobre a carreira sabe que é uma profissão cara para se formar. Agora, imagina ser muito bem formado e ainda ter um salário enquanto estuda?
Em um próximo post, iremos falar mais sobre a parte “pós-formado” dos pilotos da FAB.