Conteúdo
- 1 Você sabia que os comandos de voo das aeronaves estão mudando e deixando o piloto cada vez menos “Comandante” da aeronave?
- 2 Como funciona o sistema fly-by-wire?
- 3 Computador que comanda a integração do fly-by-wire na aeronave.
- 4 Para os amantes da aviação
- 4.1 Cadeira Gamer para Flight Simulator
- 4.2 Quadro Mapa de Viagens
- 4.3 Hélice de avião para decoração
- 4.4 Flight Simulator para treinar pilotagem
- 4.5 Jaqueta de Piloto de Avião
- 4.6 Relógio da Esquadrilha da Fumaça
- 4.7 Drone para filmagem
- 4.8 Óculos Aviador – Aviator
- 4.9 Maquete de avião para decoração
- 4.10 Manche para Flight Simulator
Você sabia que os comandos de voo das aeronaves estão mudando e deixando o piloto cada vez menos “Comandante” da aeronave?
Você sabe como funciona o sistema fly-by-wire?
Se você é um profissional da aviação ou se é pelo menos um entusiasta, você sabe que as superfícies de comando da aeronave são como as rodas de um carro. Isso é o que torna possível o piloto levar a aeronave para onde ele queira. As principais superfícies de comando são: ailerons, profundores (elevators) e leme (rudder).

Durante muito tempo na aviação, a forma mais utilizada para comandar essas superfícies era através de cabos de comandos que eram conectados diretamente ao manche e pedais. Uma outra forma também utilizada era através de um sistema hidráulico, principalmente em aeronaves grandes e pesadas.
Quando se quer realizar um giro para a direita em torno do eixo longitudinal, por exemplo, o piloto comanda o manche para a direita, que aciona o cabo de comando, que coloca o aileron direito para cima e o esquerdo para baixo. Com o vento relativo, a aeronave irá realizar o giro requerido. Comandando a aeronave dessa forma, o piloto consegue “sentir” a aeronave. Isso já um pouco diferente em uma aeronave fly-by-wire.
Como funciona o sistema fly-by-wire?
Com esta tecnologia fly-by-wire, que significa “Voo por fios”, o piloto comanda um joystick que passa as informações para um computador que avalia quanto de amplitude de comando deve impor nas superfícies de comando para que a aeronave cumpra o que o piloto está desejando. Acaba se aproximando mais de uma sensação de estar em um vídeo-game, como se você estivesse treinando com um joystick em casa, jogando Flight Simulator. Lógico que existem todas as cargas gravitacionais que faz seu corpo entender que você está em avião, mas pode parecer um vídeo-game muito realístico.

Computador que comanda a integração do fly-by-wire na aeronave.
O computador que faz este trâmite de informações entre o joystick até as superfícies de comando é normalmente chamado de FCC (Computador de Comandos de Voo). Ele possui mais funções que buscam deixar o voo mais seguro.
O FCC pode sobrepujar e não executar uma ação do piloto se julgar que aquela ação está levando a aeronave para uma situação insegura. Estas funções são chamadas de Control Laws (Leis de Controle). Por exemplo, existe uma Law que faz com que o computador assuma a pilotagem caso o piloto pique (picar significa empurrar o manche, para abaixar o nariz do avião) e a velocidade aumente X % acima da velocidade Vmo (Velocidade Máxima Operacional).
Esta função do FCC gera muita discussão no meio aeronáutico. Até que ponto uma tecnologia dessa pode ser boa? Será que o computador consegue avaliar tudo que está acontecendo, assim como um piloto que é um ser humano?
Agora que você já sabe como funciona o sistema fly-by-wire, o que você acha?
Coloque aqui embaixo nos comentários pra gente debater um pouco sobre o assunto.